sábado, 20 de abril de 2013

Perdizes à moda da Beira

Este ano, como prendas de Natal, criámos para os amigos uns vouchers, a reclamar mais tarde pelo presenteado. Cada um tinha o seu conteúdo, desde Chef ao Domicílio a Sessões Fotográficas. O primeiro a ser utilizado foi o Voucher de Natal especial Troika Jantar de Perdizes. E aí fomos nós, com todos os ingredientes necessários numa lancheira térmica, com um carro emprestado e garrafas de vinho, em direção à casa da feliz contemplada.

Éramos seis, portanto tripliquei a receita, mas aqui fica a mesma para um jantar a dois. As perdizes foram servidas com arroz integral e salada - e pãozinho de Mafra para molhar no molho.






Ingredientes:

2 perdizes
2 cebolas
2 dentes de alho
3 ramas de tomilho
2 ramas de alecrim
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 cálice de vinho do Porto
4 fatias de presunto
60 g de toucinho fumado ou bacon
1/2 malagueta, sem sementes
200 g de cogumelos
Sal
Pimenta
Azeite


Temperar as perdizes com pimenta e tomilho. Enrolá-las nas fatias de presunto.

Alourar as aves no azeite. Retirar do tacho e reservar.

Refogar os alhos e as cebolas picadas. Quando estiverem douradas, acrescentar as ervas aromáticas, a malagueta e o toucinho cortado em cubos pequenos e deixar fritar durante alguns minutos.

Acrescentar as perdizes ao tacho. Diluir o caldo de carne num litro de água, juntar o vinagre e o vinho do Porto e verter na panela, de modo a que as perdizes fiquem mergulhadas no molho. Tapar e deixar estufar lentamente, em lume brando, durante uma hora e quinze minutos, virando-as de vez em quando.

Juntar os cogumelos frescos e deixar em lume brando até os cogumelos estarem cozidos. Temperar com sal e pimenta e servir de imediato.

2 comentários:

  1. Já te tinha dito, mas volto a dizer: adorei a ideia dos vouchers :D Muito giro! :D

    Nunca comi perdiz, mas talvez gostasse ;)

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  2. Tal como já tinha dio antes, adorei a ideia destes vale-presentes. Tenho a certeza que a feliz contemplada ficou bem satisfeita com este vale! Que belo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...