segunda-feira, 24 de março de 2014

Cevada e cogumelos com ovo escalfado

Uma das razões pelas quais escolhemos Copenhaga como destino nas férias do Carnaval foi o meu interesse pelo movimento da Nova Cozinha Nórdica, que se baseia na ideia de sustentabilidade, procurando retirar o melhor partido dos ingredientes locais (podem ver-se os seus princípios aqui). Assim, marcam presença as bagas e ervas silvestres dos mais variados tipos, vegetais e tubérculos desses climas frios, certas formas de preparar o peixe, determinados enchidos como a barriga de porco, entre outros ingredientes suculentos, sempre com um espírito descontraído, sem pretensiosismo.

O restaurante Noma - durante alguns anos considerado pelo The World's 50 Best Restaurants o melhor restaurante do mundo  - e o seu chef, Rene Redzepi - que já foi capa da Time -, foram responsáveis pela sua difusão internacional. Um pequeno aparte curioso - um dos seus cozinheiros é português!

Um restaurante memorável (e bastante mais acessível em termos de preço) dentro desta linha é o Manfreds & Vin, que aconselho vivamente. Neste wine bar, todos os vinhos e ingredientes usados são biológicos e os legumes têm um destaque particular. No menu de degustação do chef, que nós experimentámos, há sete pratinhos para partilhar - dois com carne, um com peixe, e os restantes vegetarianos.


Para quem ainda acha que os legumes são assim uma coisa desinteressante, devia experimentar este restaurante - desde a salada de maçã grelhada com nozes com que começou o nosso menu, o desfile de iguarias é impressionante, sempre acompanhado por um pão divinal, feito no local com isco selvagem.

Depois da salada veio uma beterraba cor-de-laranja marinada, seguida de alho francês braseado envolto em fatias finíssimas de barriga de porco, tupinambo assado no forno acompanhado com maionese de anchovas (que se vê na imagem), ovo escalfado com cevada e cogumelos, cenouras caramelizadas com rebentos fermentados e vitela cozinhada a baixa temperatura.

Uma refeição fantástica, da qual tirei várias ideias, como a receita de hoje.





Ingredientes:

2 ovos
265 g de cogumelos brancos
4 dentes de alho
175 g de cevada cozida em água e sal
4 azeitonas verdes
1 colher de sopa de salsa picada
Sal
Pimenta
Azeite


Picar os alhos finamente. Cortar os cogumelos em fatias, e depois em tiras. Picar de novo, de modo a obter pequenos cubinhos. Descaroçar as azeitonas e picar em pedacinhos pequenos.

Num fio de azeite, fritar ligeiramente os alhos. Juntar os cogumelos, envolver bem. Baixar para lume brando, tapar e deixar cozinhar.

Quando os cogumelos tiverem libertado a sua água, adicionar a cevada cozida e envolver, deixando refogar durante um minuto. Desligar o lume e deixar tapado durante 10 minutos, para os sabores casarem.

Voltar a levar a lume brando. Temperar com sal e pimenta e envolver a salsa picada. Abrir duas cavidades na mistura e abrir os ovos sobre elas. Salpicar por cima dos ovos um pouco de flor de sal e espalhar as azeitonas picadas.

Voltar a tapar e deixar cozinhar em lume brando até a clara estar cozida.



                                 Os canais


Bairro de Christianshavn - as cores e as bicicletas



Vista aérea de Copenhaga


10 comentários:

  1. Quero mesmo ir a Copenhaga :)

    ResponderEliminar
  2. Um destino a visitar!
    E, cevada não conheço...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Juro que fiquei com água na boca :D

    ResponderEliminar
  4. ai imagino a viagem fantástica :) eu também adorava ir lá :) quanto à receita deixou-me com uma vontade enorme de experimentar cevada :) beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. ando com curiosidade em relação à cevada tenho que experimentar e com cogumelos que delicia, e mesmo sendo um prato diferente tem muito bom aspecto,

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parace-me uma óptima sugestão :)

    ResponderEliminar
  7. Esse movimento é porreiro, gosto bastante de movimentos desse género :)
    Já cozi cevada uma vez, para pôr em iogurte, e por acaso é bom! Mas nunca usei em comida salgada...Embora essa refeição tenha um aspeto confortável :)

    ResponderEliminar
  8. Estupenda receta y bonitas fotos de Copenhague.
    Tomamos nota.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  9. Que bela viagem esta!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adoro o blog, sempre com óptimas sugestões. obrigada ;)
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...