quinta-feira, 27 de março de 2014

Torricados com cavala em molho de azeitonas e limão

No dia 22 de março, fui ao Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, pelas 10 horas da manhã para participar numa aula de culinária gratuita. "Cozinhar com cavala, o melhor do nosso mar" era o título do evento, conduzido pela Chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

Quando me inscrevi através da Junta de Freguesia de Arroios, promotora do evento, e dado que era uma aula gratuita, imaginei que a assistência ficasse apenas a observar a confeção das receitas. Nada disso! A Docapesca chegou-se à frente e forneceu os peixes: umas senhoras cavalas - as verdadeiras cavalonas -, com cerca de dois quilos, que amanhámos, limpámos, cortámos em lombos.

A seguir, observámos e participámos na confeção de duas receitas - canapés de cavala em conserva sobre cama de pasta de azeitonas; e filetes de cavala em molho de limão e alcaparras com arroz carolino com leite de coco.

A cavala (conhecido em inglês como mackerel e em francês maquereau) é um peixe rico em óleos essenciais - como o ómega 3 e o ómega 6 -, vitaminas A, B, C, D e E, antioxidantes  e minerais como o cálcio, o ferro, o magnésio, o fósforo e o potássio.

Para além de todos os benefícios que tem para a saúde, apregoa ainda outras importantes vantagens - é uma espécie abundante, que não está ameaçada de extinção como outras que continuamos a comer, vive feliz nas águas portuguesas e é muito barata.

Cereja no topo do bolo - não tem escamas! O que torna o processo de amanhar o peixe muito mais fácil.

Foi um evento bem passado, em que até participou o ator Paulo Pires (as velhotas do mercado ficaram aos pulos!), e numa hora tinha aprendido algumas coisas novas, que me fizeram chegar a casa e confecionar esta entrada.

Para uma versão mais completa deste texto, vejam este post do Portugalize Me.




Ingredientes:

5 fatias de pão de abóbora com sementes
5 lombos de cavala
10 azeitonas verdes
Sumo de um limão grande
80 ml de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha de milho
Sal
Pimenta
Azeite


Descaroçar as azeitonas e passar por água duas ou três vezes, para retirar o excesso de sal. Picar em pedacinhos bem pequenos.

Temperar os lombos de cavala com sal e pimenta. Deixar repousar 30 minutos.

Colocar a farinha de milho num prato e passar os lombos, cobrindo completamente o peixe com a farinha.

Aquecer um fundo generoso de azeite numa frigideira pequena. Quando o azeite estiver bem quente, colocar os lombos e deixar dourar de um lado. Quando virar os lombos, acrescentar as azeitonas picadas e o sumo do limão.

Deixar dourar do outro lado. Voltar a virar uma vez de cada lado, retirar - a cavala coze muito rápido,  todo o processo dura cerca de 6 minutos - e deixar escorrer sobre papel absorvente.

Entretanto, juntar à frigideira o vinho branco e deixar reduzir em fogo médio-alto, mexendo de vez em quando. Quando o líquido tiver reduzido para metade, retirar do lume e pincelar as fatias de pão com este molho.

Colocar um lombo de cavala em cima de cada fatia de pão; por cima, verter uma colher de sopa de molho, procurando apanhar as azeitonas.

9 comentários:

  1. Adoro cavala! e adoro estas refeições leves e descontraídas, que delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Nós também amamos cavalas ou sardas.
    Quando puderes dá uma vista de olhos nas nossas pataniscas de cavala que, não desfazendo, são de comer e chorar por mais http://comopaoparalaranjas.blogspot.pt/2012/12/pataniscas-de-cavala.html

    Bjiis
    Mom

    ResponderEliminar
  3. Deve ter sido mesmo giro.Tenho de andar atenta para ver se sei destas iniciativas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, eu tive conhecimento através do Facebook da Junta de Freguesia de Arroios!

      Eliminar
  4. Há iniciativas mesmo giras :)
    O pão já o tinha gabado!
    Ficou óptima a cavala e o molho nele!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão magnífica e eu que adoro cavala e aqui é dos peixes que mais se comem!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. vaya pinta tiene me encanta como te ha quedado el plato

    ResponderEliminar
  7. Deve ter sido muito engraçado :)
    Nunca comi cavalas, acho eu, mas parecem boas! Essas entradas têm mesmo bom aspeto :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...