segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bolachas de citrinos e chia

Há tempos, li num blogue de culinária a opinião de uma pessoa acerca da adaptação de receitas. A pessoa era da opinião que não devemos publicar no nosso blogue as nossas adaptações de receitas de outras pessoas - que devemos apenas publicar as nossas próprias receitas.

Quando in extremis o fazemos, esta pessoa achava que, não só não devemos utilizar as receitas de outros blogues sem referir de onde vieram (esta parece-me óbvia), como devemos apenas deixar o link para o site original (sem escrever os ingredientes nem o modo de preparação, somente com a referência das eventuais adaptações que possamos ter feito). Isto para obrigar as pessoas que estejam interessadas a ir à fonte original.

Percebo o raciocínio e tem a sua lógica. Mas o que fazer quando usamos como fontes sites noutras línguas e com outros sistemas métricos (como é o caso do blogue que hoje cito)? Não deveríamos traduzir a receita na nossa língua e com o nosso sistema métrico? Presumimos que toda a gente fala inglês, francês, espanhol, mandarim, búlgaro? 

Desde que haja a referência ao site original, será algo tão pouco ético assim? 

E por outro lado, as "nossas" receitas, aquelas que criamos, não são sempre inspiradas em algo que vimos ou comemos algures?

O que acham? Deixou-me a pensar. Tenho dúvidas, mas continuo a publicar as minhas adaptações de receitas de outros blogues, desde que devidamente identificados. Como fazem vocês?

Porque há algumas receitas que são boas demais para não serem publicadas! Como esta, do blogue Sugary Sweets. Visitem a página e deliciem-se com a minha adaptação destas bolachas, que ficam crocantes e com fragrâncias magníficas!






Ingredientes:

180 ml de óleo de amendoim
150 g de açúcar amarelo
100 g de açúcar branco
1 ovo
230 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Raspa de 1 lima, 1 limão e 1 laranja
1 colher de chá de sementes de chia


Juntar as raspas dos citrinos. Retirar uma colher de chá e meia para uma taça separada e juntar o açúcar branco. Misturar com um garfo e reservar.

Bater o óleo com o açúcar amarelo. Juntar o ovo e bater. Adicionar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e mexer até formar uma mistura homogénea. Adicionar aos poucos as raspas dos citrinos e as sementes de chia.

Forrar tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal. Formar bolinhas com a massa, que se passam no açúcar branco e se colocam nos tabuleiros.

Pressionar cada bolinha com as costas de uma colher para lhes dar o formato de bolachas.

Levar ao forno a 180º durante 15 minutos, até ficarem douradas por cima.

22 comentários:

  1. Em relação às publicações penso que é uma questão de bom senso. Eu publico a receita e cito sempre o blog de onde a retirei, colocando o link para que possam ir à fonte original.
    Estas bolachinhas parecem ser deliciosas.
    beijinhos e uma excelente semana
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que não pode ser uma coisa muito rígida, mas como fiquei a pensar queria ouvir a vossa opinião.

      Eliminar
  2. Eu percebo a perspectiva de quem disse isso! Mas por outro lado há muitas receitas que eu adapto(!!) e que portanto não são iguais às originais, que se podem encontrar noutra língua e utilizar medidas diferentes! Se eu já tive o trabalho de traduzir e de converter as medidas porque não partilhar isso com todos?

    Estas bolachinhas devem ser uma delícia! Adorei :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na perspetiva da partilha, faz todo o sentido! Acho que depende da forma como encaramos o nosso blogue - é uma atividade de partilha, e portanto de fazer parte de uma comunidade, ou é uma atividade de autor, e portanto com direitos de autor associados.

      Eliminar
  3. Concordo contigo! Desde que citada a fonte estás a dar "o seu a seu dono"!
    E as bolachas.... fazem sucesso!!!

    ResponderEliminar
  4. Penso que para tudo deve existir um equilibrio.
    Concordo que quando confecciono/publico uma receita de outra pessoa devo referir a fonte, no entanto se efectuei alterações o resultado final pode obviamente ser diferente, pelo que não vejo grande lógica em limitar-me a colocar um link.
    Quanto às inspirações, eu inspiro-me em muitas coisas diferente, não necessariamente apenas em comida, posso ver 6 receitas que em nada se relacionam e isso da-me ideia para uma receita completamente nova ou simplesmente com o que tenho em casa!

    As bolachas ficaram com optimo aspecto, bem crocantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Marisa, acontece-me tanto ir buscar inspiração a três ou quatro coisas diferentes e juntar para criar algo original! Acho que isso é o processo criativo humano, de um modo geral, ninguém inventa nada de completamente novo. Todos temos, em todas as áreas, as nossas inspirações, referências, etc.

      Eliminar
  5. Ai... O meu blogue é praticamente tudo vindo de outras fontes, porque eu raramente invento uma receita de raiz. Claro que indico sempre a referência, e não me parece pouco ético (nunca tinha pensado nisso assim, na verdade!) Como disseste, todas as receitas que inventamos são inspiradas noutras, portanto não me parece um problema...
    As bolachinhas ficaram lindas e, de certeza, uma delicia! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. a eterna discussão... mas citando a fonte, não há problema :) fiquei maravilhada com estas bolchas, principalmente pelo uso de sementes de chia :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sementes de chia foram uma introdução minha, a receita original não as tinha! :-) Obrigada pela contribuição para a discussão, as vossas opiniões são importantes!

      Eliminar
  7. Eu cito sempre a fonte e coloco o link. A não ser que não haja fonte e que tenha vindo tudo da minha cabeça ;) Mas não concordo que não devíamos publicar as adaptações, afinal uma adaptação nossa vai sempre trazer algo de diferente a uma receita. Eu até publico as minhas adaptações de receitas que já eram minhas! :P

    Gostei muito das bolachinhas :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  8. Bem verdade! Viv'as adaptações!! :)
    Concordo plenamente, eu escrevo sempre onde me inspiro e se houver algo a alterar, será colocado :)
    Mesmo que seja nossa receita, há sempre uma ideia ou outra que vimos aqui e ali... :) Eu gosto sempre de partilhar de onde me vieram as ideias :)
    Beijinhos!!! As tuas bolachas estão... nham nham!!! Lindíssimas e devem estar bem saborosas.

    ResponderEliminar
  9. Eu publico tudo e acho que toda a gente o devia fazer e citar sempre a fonte, a inspiração, ou o que quer que seja. Até os grandes Chefes se inspiram noutros, que dirá nós, simples cozinheiras das nossas famílias e amigos...
    As bolachinhas, estão lindas e devem ser uma delícia, com as tão saudáveis sementes de chia.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! E é excelente podermos pertencer a uma comunidade, mesmo que virtual, de partilha e inspiração !

      Eliminar
  10. Concordo com todos. Uma receita adaptada pode causar um sabor totalmente diferente no resultado final. Para mim desde que haja referência ao site de onde me inspirei acho que não há problema.
    estas bolachinhas parecem ser uma tentação!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando substituímos determinados ingredientes por outros, o sabor fica alterado, e muitas vezes as texturas também. São mesmo uma tentação! ;-)

      Eliminar
  11. Olá passei para agradecer a e retribuir sua visita ao meu cantinho e já me fiz seguidora também!!
    Adorei essa receita !! Esses biscoitinhos tem um aspecto delicioso e se você não a tivesse publicado aqui, possivelmente, nós que a visitamos, talvez não tivéssemos oportunidade de conhecer. O importante, na minha opinião, é que a fonte original, adaptada, inspirada ou copiada, seja sempre devidamente citada.

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa, obrigada pelo comentário. É verdade que publicar receitas de outras pessoas aumenta a sua abrangência e o número de pessoas a que elas chegam. É uma forma também de homenagear e dar a conhecer outros blogues que admiramos.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...