Estamos neste momento em preparativos para a nossa viagem a Copenhaga no início de março! E parte dos preparativos é familiarizar-nos com a gastronomia local. Por isso, tenho estado a publicar aqui o nosso treino intensivo de cozinha dinamarquesa, e depois quando voltarmos, conto-vos tudo acerca das nossas experiências com a comida em Copenhaga.
Estou ansiosa para conhecer a Nova Cozinha Nórdica, de que tanto se fala hoje em dia. O restaurante Noma, na capital dinamarquesa, foi considerado durante três anos seguidos o melhor restaurante do mundo, e isso impulsionou um movimento interessantíssimo de recuperação das tradições gastronómicas e dos produtos locais.
Esta sopa veio do site de cozinha escandinava do About. com e é deliciosa. Deve ser acompanhada com um bom pão de centeio!
Ingredientes:
900 ml de caldo de peixe (de preferência, feito em casa)
250 g de lombos ou filetes de salmão
80 g de miolo de mexilhão
2 batatas
1 cebola
4 colheres de sopa de nata de soja
1 colher de sopa de farinha de trigo integral (ou farinha de milho, para uma versão sem glúten)
Meia dúzia de fios de açafrão
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de endro
Sal
Pimenta
Aquecer o azeite numa panela. Juntar a farinha e mexer bem, adicionando logo de seguida o caldo de peixe.
Juntar a batata cortada em cubos e a cebola picada e cozinhar até as batatas estarem tenras.
Adicionar então o salmão cortado em cubos, os mexilhões e o açafrão. Deixar cozinhar mais sete minutos.
Retirar do lume, juntar a nata de soja e retificar os temperos, se necessário. Salpicar com endro e servir com pão de centeio.
Na Dinamarca nem tanto, mas na Estónia comi em quase todas as refeições sopa com proteína: ou de arenque, de salmão, de carnes fumadas... Esta parece-me óptima!
ResponderEliminar