terça-feira, 4 de março de 2014

Galettes bretonnes ou crepes salgados

Nunca publiquei aqui uma receita de pequeno-almoço, porque normalmente os nossos pequenos almoços são simples - fruta, pão feito em casa, uma fatia de fiambre, chá verde, e no final um café. Ao fim de semana, passamos para algo mais elaborado - acrescentamos um oeuf à la coque ao cardápio ou às vezes optamos por um brunch mais composto, mas sempre com coisas que já estejam feitas do dia anterior ou que não levem muito tempo a confecionar.

No domingo de manhã foi diferente - levantei-me uma meia hora mais cedo para experimentar esta receita do Marmiton que me tinha ficado debaixo de olho. E foi aprovada como uma verdadeira galette bretonne!

Também é excelente para um almoço mais ligeiro - e não se deixem enganar! Parece pouca quantidade, mas é bastante consistente! Pode fazer-se na versão tradicional, com farinha de trigo sarraceno, ou então substituir por farinha de trigo.





Ingredientes:

180 g de farinha de trigo sarraceno (ou120 g de farinha de trigo integral + 60 g de farinha de trigo branca)
5 g de sal fino
320 ml de água fria
4 ovos
4 fatias de fiambre cortado fino
Óleo de amendoim qb


Juntar a farinha e o sal. Misturar bem.

Envolver uma colher de sopa de óleo de amendoim na farinha. Ir misturando pouco a pouco a água, batendo com uma vara de arames para desfazer os grumos, até obter uma massa bastante líquida.

Pincelar uma frigideira anti-aderente com óleo e colocar uma concha de sopa mal cheia de massa. Rodar a frigideira, de modo a que a massa cubra todo o fundo. Deixar cozer até começar a formar bolhas e virar. Deixar cozer 30 segundos do lado oposto.

Colocar no centro uma fatia de fiambre e por cima abrir um ovo. Fechar de imediato as margens do crepe, como se vê na imagem, para não deixar escapar a clara do ovo.

Baixar para lume brando e tapar, cozinhando alguns minutos até a clara estar branca. Passar para um prato e reservar, mantendo quente.

Voltar a subir o lume e repetir o processo para os restantes ingredientes (rende quatro galettes).



Aqui em versão de trigo




4 comentários:

  1. Que bom aspeto! Não costumo comer ovos ao pequeno-almoço, mas deve ser muito bom para começar o dia em força :)
    Pelo contrário, gosto de variar ao pequeno almoço! Ainda hoje tostei na frigideira pão com manteiga de amendoim e banana (paraíííiso :D)!

    ResponderEliminar
  2. Eu que adoro ovos adorei, para mim daria um bom jantar
    bj

    ResponderEliminar
  3. Que bonito!! Acho que vou surpreender alguém cá em casa com um pequeno almoço deste género :) Adorei a ideia!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...