domingo, 9 de março de 2014

Rotolo de beringelas com espinafres

Não gosto da cozinha do Jamie Oliver. Sei que é uma afirmação polémica e que provavelmente vou perder alguns leitores a partir de hoje. Se calhar devia apagar este início...

Não vejo um pingo de originalidade na cozinha do Jamie Oliver. Aí têm, não só não apaguei, como ainda reforcei a ideia.

Sei que muitas pessoas adoram os seus programas, vibram com os seus livros e sonham em comer nos seus restaurantes. Eu não. Desde o início, quando folheei o primeiro livro que ele publicou, achei a sua cozinha desinteressante. Não me traz nada de novo - de inspiração mediterrânea, Jamie Oliver comporta-se como se tivesse descoberto a pólvora ao explicar que o azeite associado com a cebola e o tomate fazem uma combinação explosiva. Algo que já sabemos em Portugal e mais uma meia dúzia de países há vários séculos...

Na minha opinião, Jamie Oliver é apenas um fenómeno mediático. Mas valorizo o facto de ele usar o poder que os media lhe dão para fazer com que as pessoas cozinhem mais em casa, para mudar a alimentação nas escolas e outras causas a que ele se tem dedicado. Fantástico, palmas para ele - sem ironia.

Mas continuo a não achar graça à sua cozinha.

No entanto, há sempre exceções à regra, não é? Assim que vi uma adaptação de uma receita do último livro dele no Clavel's Cook, pensei em passar logo para outra receita; mas depois, resolvi continuar a ler o post e, com muita reticência, assumi perante mim mesma que era um prato que gostaria de experimentar. Mas eu não vou fazer uma receita do dito senhor!!!! Bom, se calhar vou. Porque a receita é boa, o Clavel's Cook é um blogue de que gosto, e porque há sempre exceções para todas as regras.

Em abono da verdade (e porque eu sou uma mulher de convicções!), é só uma "meia" exceção. Não posso deixar de dizer que o rotolo é um prato italiano, muito comum na zona da Lombardia, e que portanto, mais uma vez, não é de modo nenhum criação de Jamie Oliver. Para além disso, a receita original era de espinafres e abóbora, vegetal este que, na versão da Maria João, foi substituído por beringela. E finalmente, eu própria fiz algumas adaptações - pelo que, no meio de inspirações, adaptações e substituições, saiu um prato bastante diferente.

Mas o que interessa é que é delicioso! Por isso, resolvi partilhá-lo.




Ingredientes:

8 folhas de lasanha
2 beringelas pequenas
1 molho de espinafres frescos
1 cebola
3 dentes de alho
Sumo de meio limão
Sal
Pimenta
Noz Moscada
Azeite

Molho

1 cebola pequena
2 tomates
1 dente de alho
250 ml de polpa de tomate
100 ml de água
2 folhas de louro
1 1/2 colher de sopa de salva picada
Sal
Pimenta
Azeite


Cortar as beringelas em fatias no sentido longitudinal. Colocá-las lado a lado num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Numa taça, juntar um fio generoso de azeite e temperar com sal, pimenta e noz moscada. Pincelar as fatias de beringela com esta mistura e levar ao forno a 220º durante 20 minutos, virando a meio do tempo. Retirar do forno e regar com o sumo de limão.

Entretanto, picar a cebola e os alhos e refogar em azeite. Quando estiverem dourados, adicionar os espinafres picados. Tapar, baixa para lume brando e deixar cozinhar até os espinafres libertarem a água.

Retirar do lume e temperar com sal e pimenta.

Para o molho, picar a cebola e o dente de alho e refogar no azeite. Juntar o tomate cortado em cubinhos e as folhas de louro. Tapar e deixar cozinhar.

Ao fim de 10 minutos, adicionar a polpa de tomate e a água. Deixar fervilhar durante mais 5 minutos. Retirar do lume e temperar com sal, pimenta e salva picada.

Verter metade do molho numa forma quadrada de ir ao forno e reservar o resto.

Colocar uma panela com água e sal a ferver. Quando estiver a borbulhar, juntar as lâminas de lasanha duas a duas e deixar cozinhar até estarem maleáveis, mas sem estarem completamente cozidas (cerca de 3 minutos). Dispor as lâminas de lasanha lado a lado numa tábua de corte.

Por cima de cada lâmina colocar uma fatia de beringela (ou duas, se forem das mais pequenas) e por cima espalhar uma colher de sopa de espinafres salteados. Enrolar, cortar os rolinhos em duas metades e dispor no molho de tomate uns ao lado dos outros.

Regar os rolinhos com a outra metade do molho de tomate. Tapar com papel de alumínio e levar ao forno a 200º durante 25 minutos. Destapar e deixar cozinhar mais 15 minutos.

Servir com uma salada.


13 comentários:

  1. Concordo contigo a 100%, com uma agravante: ele usa demasiados picantes de que eu não gosto... O que não invalida que já me tenha rendido a algumas receitas bastante práticas e isso é realmente um mérito que tem: o incentivo a cozinhar mais e a desdramatizar experimentar receitas novas.

    ResponderEliminar
  2. Partilho de uma opinião semelhante relativamente ao Jamie Oliver. Penso que é sobretudo um fenómeno de TV, com muita "teatro" na forma como apresenta as receitas. E embora algumas me pareçam interessantes, por vezes fica-me a sensaçaõ de que aquilo não funciona pois não me parece bem pensado, em particular nos temperos, que às vezes são exagerados nas quantidades. Mas concordo que tem tido um papel importante ao alertar para hábitos de alimentação mais saudáveis e "caseiros".
    Esta receita parece-me muito boa.
    Beijinhos
    Lena
    Cookingbooksblog

    ResponderEliminar
  3. Gostei da sugestão, mas eu sou fã do Jamie :)
    Só não gosto do facto dele nunca lavar as mãos, mas das suas sugestões e da facilidade com que as executa gosto mesmo muito.

    ResponderEliminar
  4. Bom, a mim não me perdes como leitora assídua, apesar de eu gostar dos programas e dos livros do Jamie, gostos não se discutem, ainda bem que não somos todos iguais, que tédio seria! Quando a Maria João publicou o rotolo, eu resolvi experimentar a versão como estava no livro e fez sucesso por aqui. Gostei muito desta tua versão, a experimentar também, sem dúvida.
    Bom domingo e beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu não vejo programas de televisão sobre cozinha nem leio livros sobre cozinha, mas também sou capaz de concordar com isso; os cozinheiros famosos são demasiado sensacionalistas, acabam por exagerar e fazerem-se parecer muito espertos e dão-se como criadores de combinações estrondosas que já quase toda a gente conhece... Daqui a pouco vêm ensinar as pessoas a comer maçã com canela ou semelhante!
    Mas enfim, claro que há exceções e nem eu tenho nada contra ele, nem nego o aspeto desse rotolo :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto de afirmações polémicas! Concordo contigo porque não achei que o Jamie fosse/seja algo assim tão especial mas dei comigo a ver os programas dele, a gostar e a querer experimentar as sugestões. Tenho o primeiro livro e encomendei o mais recente. Espero não me desiludir.
    Acho que o valor que ele tem é o provar que qualquer pessoa pode cozinhar e convém não esquecer que ele é britânico. ;)

    Beijitos*

    ResponderEliminar
  7. Eu sou fã do Jamie... e, embora concorde com alguma falta de originalidade, gosto muito da forma despretenciosa como ele interage com o público, coisa rara nos "chefs"! É preciso, no entanto, colocar muitas das coisas em contexto: estamos a ver em Portugal um chef britânico e, o que para nós é vulgar, não é para eles. ;)
    E adorei a tua versão do rotolo do Jamie!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bom, eu adoro o Jamie, mas não é por isso que vou deixar de ler ou comentar!! Se fossemos todos iguais não tinha graça nenhuma :) Também já repeti a receita algumas vezes (além daquela que postei no blog) e acho muito boa e muuuuito bonita :) Traz brilho a um jantar especial, a 2 ou entre amigos e é mesmo de-li-ci-o-sa :) beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto da cozinha do Jamie, sou fã dele, adoro as receitas dele, mas não é por isso que vou deixar de visitar o "Cozinhar sem Lactose". Acho que neste mundo da gastronomia há espaço para tudo e para todos e ainda bem que não gostamos todos da mesma coisa. Que seria das couves-flor se gostássemos todos de bróculos?!
    É um chef que soube e continua a saber tirar partido da sua fama e talento e se é original ou não, isso não está em causa, acho mais importante a forma descontraída e a paixão com que ele cozinha aliadas à ideia que ele tenta passar de que a cozinha não é um bicho de sete cabeças e que qualquer um, com bons ingredientes, pode fazer sucesso em frente a um fogão. ;)
    Ainda não experimentei o rotolo do Jamie e já vi várias versões, mas a do Jamie continua a ser a minha preferida. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. concordo 50% contigo, discordo a 100% do entusiasmo com a "originalidade" do Jamie Oliver. convenhamos que cozinhar reutilizando sobras, rapidamente e com ingredientes saudáveis não é novo para nós... tanto é que no Save with Jamie aparece uma caldeirada à portuguesa. gosto muito mais do livro com as receitas em Itália (que deve ser aborrecidíssimo para os italianos) do que deste último que saiu. e o seu impacto na alimentação inglesa e norte-americana tem de ser contextualizado... ou não seriam eles ingleses e norte-americanos. duvido que no sul da europa tivesse o mesmo hype. seja como for, ele é uma personagem simpática (bem mais do que outros chefes ingleses) e gosto da maneira trapalhona como cozinha. eu tb passo a vida a cortar-me e enfiar os dedos na comida para a provar enquanto cozinho, o que justifica os meus 50% de admiração ;) beijinhos e parabéns por ires contra a corrente!! ;)

    ResponderEliminar
  11. Ficou um prato bem tentador! :)

    ResponderEliminar
  12. É por isto que gosto deste blog! Sinto que é verdadeiro, que há alguém coerente, honesto e sincero desse lado!
    Não vejo os programas dele... há uns tempos ofereceram-me um livro e eu folhei-o um sem número de vezes e não consegui gostar. Pensei "és mesmo esquisitinha, todos o adoram...", mas achei sempre que usa demasiada gordura, e pouco o verdadeiro sabor dos alimentos.
    Provei apenas uma vez a comida nele e confesso... não repeti a experiência nem penso voltar a fazê-lo. Portanto, quanto a mim não perdeste uma leitora, mas sim ganhaste (ainda mais o meu respeito).

    Quanto à receita, adorei... parece-me bem saborosa com todos esses legumes e um molho tão simples mas tão saboroso :)

    ResponderEliminar
  13. Olá! :)
    Em primeiro lugar muito obrigada por me referires da forma tão simpática e amorosa como o fazes.
    Claro que seria inadequado da minha parte dizer que concordo contigo, porque claro que não. Sou fã assumida do Jamie, acho mesmo que tenho uma paixãozita por ele. LOOOL

    Mas isso não interessa nada, o que interessa é que todos temos de ter gostos variados, senão a vida não teria interesse nenhum. E gosto que possamos dizer as coisas, ninguém tem de nos levar a mal. Eu, por exemplo não gosto da Nigella, apesar de tudo sei que ela tem receitas interessantes. Mas não gosto dela, nunca gostei... Irrita-me aquela exibição e aquele cabelão solto quase a mergulhar na gordura. eheh

    Mais uma vez muito obrigada por tudo o que escreveste.. a sério! Um beijinho enorme.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...