quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Naan integrais

Estes naan foram produto de uma aventura matinal! Um destes sábados, acordei às oito da manhã para fazer pão. Na noite anterior, tinha deixado dois iscos preparados - um de centeio para o pão rústico de quinoa e centeio e outro de trigo para fazer naan semi-integrais. Só que, estremunhada pelo sono, troquei os iscos, usando o de trigo no pão rústico... quando me dei conta, já não havia nada a fazer! Só podia usar o de centeio nos naan e esperar que desse bom resultado!

O centeio, ainda por cima integral, absorve a água de uma maneira diferente e dá uma textura particular à massa, pelo que estes naan não ficaram tão macios e elásticos como os que estamos habituados a comer nos restaurantes indianos. Sendo um pouco secos, não servem tanto para comer sozinhos como entrada, salpicados com alho e coentros; mas pelo contrário, são excelentes para comer como acompanhamento de pratos indianos com molho - e são tantos! Há muito por onde escolher! Estes acompanharam um saag de frango nessa mesma noite. Os que sobraram, foram para o congelador, esperando a próxima noite em que se comer uma refeição indiana cá em casa.

Inspirei-me na receita do Half Baked Harvest para responder a mais um desafio do Bake The World.




Noite do primeiro dia:

120 g de isco de centeio
200 g de farinha de centeio integral
210 g de água tépida

Misturar tudo numa taça de vidro e tapar com um saco de plástico. Deixar repousar 12 horas à temperatura ambiente.


Manhã do segundo dia:

Mistura do dia anterior
150 g de farinha de trigo integral
350 g de farinha de trigo branca
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de açúcar branco
125 ml de iogurte de soja
100 ml de leite de soja
50 ml de água
Azeite qb


À mistura do dia anterior, juntar o iogurte, a água, o açúcar e o leite de soja. Misturar bem.

Juntar as farinhas, o fermento e o bicarbonato. Abrir uma cova no meio e verter o líquido. Ir envolvendo com uma colher de pau. Quando já estiver a farinha quase toda absorvida, terminar de amassar com as mãos, apenas até obter uma mistura homogénea - será uma massa bastante pegajosa.

Lavar a taça de vidro usada no dia anterior, untar com azeite e colocar aí a massa, virando de modo a que fique coberta de azeite. Deixar levedar 4 horas.

Dar umas voltas à massa, formar uma bola e deixar levedar mais 3 horas.

Retirar a massa e dividir em 12 bocados iguais. Colocar um pano húmido por cima.

Aquecer uma frigideira anti-aderente até estar bem quente.

Tirar uma das bolinhas e estender com o rolo da massa enfarinhado, em superfície bem enfarinhada, até obter uma forma oval, com uma espessura bem fininha. Pincelar com azeite e colocar a face pincelada na frigideira. Pincelar a outra face com azeite, antes que se comecem a formar bolhas.

Deixar cozinhar 30 segundos. Virar e deixar cozinhar do outro lado mais dois minutos, sempre com o fogo bem alto.

Retirar o naan do lume e colocar numa toalha, dentro da qual que se fecha o pão de modo a mantê-lo quente.

Repetir o mesmo procedimento para as restantes 11 partes.



14 comentários:

  1. Nunca fiz mas tenho muita curiosidade
    Já vi varios hoje ,o teu ficou excelente e sendo integral agrada--me
    bj

    ResponderEliminar
  2. Adoro naan, aliás adoro sabores indianos! Gostei da sugestão dos teus naan de centeio integral!

    ResponderEliminar
  3. Já fiz várias tentativas com iscos e só uma correu bem, as restantes... o isco não se desenvolve como deveria e o pão não cresce!
    Vou voltar a tentar quando o tempo ficar mais quentinho.
    Naan anda nos meus planos e ainda não fiz, gostei imenso do aspeto dos teus.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lenita, isso pode dever-se a várias coisas, mas os primeiros factores a testar são - quando adicionas a água, não estará demasiado quente? Se sim, vai matar as leveduras, portanto o pão não cresce. Segunda coisa, a temperatura - se a tua cozinha é muito fria, convém deixares o isco, depois de o alimentares, e a massa do pão, enquanto fica a levedar, no armário por cima do frigorífico (ou diretamente por cima do dito), recebendo o calor deste eletrodoméstico.

      Eliminar
  4. Mas olha que parecem bastante apetecíveis... bem, eu pelo menos gosto daquela consistência mais maçuda, por isso acho que estão bons para mim :)

    ResponderEliminar
  5. A veces de los errores salen grandes cosas y desde luego tus panes tienen un excelente aspecto. Con cualquier buena salsita... una maravilla!

    ResponderEliminar
  6. Pues tu versión nos ha gustado mucho. Y además, integrales, sanos y sabrosos e incluso más saludables.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  7. Al principio pensé, como hacer un pan de yogur sin lactosa? pero tu solución de leche de soja me ha parecido estupenda! besos

    ResponderEliminar
  8. Olha que ficaram com bom aspeto! Isso é das coisas mais chatas que podem acontecer, e eu já tive as minhas quantas :P
    Acho que é de família... Uma altura a minha avó cozeu um montão de grelos para jantar numa festa de família (cozeu de véspera) e depois guardou os troços e as partes que eram para o lixo no frigorífico e deitou fora os grelos cozidos... No dia seguinte foi ver ao tupperware e ficou meia aparvalhada ahah
    Por minha conta já deixei cair o refogado que tinha preparado num tupperware para o dia seguinte, já tive imenso tempo a fazer papas de aveia para depois descobrir que o pacote estava roído por ratos, não comer (RATOS! Ainda por cima....) e acabar a comer pão torrado (ainda para mais a seguir fui correr 15km!), já fiz massas de bolo para me enganar e deitar bicarbonato em vez de fermento... Ah, e a melhor de todas, já me enganei e deitei nas papas de aveia, em vez de canela, caril! Caril, onde é que eu tinha a cabeça?!
    Mas pronto... acontece. E agora até parece engraçado (mas NÃO é!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa dos grelos é de morte! :-D E a aveia com caril também deve ser um espetáculo! ;-)

      Eliminar
  9. Às vezes com os enganos descobrem-se coisas deliciosas :) adoro pães naan, estes com o molhinho devem ficar um espectáculo!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Con sencillos ingredientes hemos conseguido un Pan Naan casero e irresistible!!! Así integrales tienen que saber riquísimos. Muy buena pinta !!! Nos encontramos en el próximo reto!!!. Besoss,

    ResponderEliminar
  11. Que sabroso tiene que ser integral. Saludos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...