segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bolo de abóbora e chocolate

No dia em que inventei esta receita, foi para servir de sobremesa para um jantar em que tínhamos um belga francófono a comer em nossa casa. Ele já se tinha deliciado com a perna de borrego no forno, que tinha sido o prato principal, e na altura da sobremesa seguiu-me até à cozinha.

Quando eu destapei o bolo, disse orgulhosamente que era uma receita original, provavelmente diferente de tudo o que ele tinha provado; era um bolo de "grenouille". Ele olhou-me muito espantado, certificando-se se era mesmo de "grenouille"; sim, sim, respondo-lhe eu convictamente, nós cá em Portugal usamos muito "grenouille" nos doces. Ele cada vez mais espantado (e no seu íntimo com medo de provar o meu bolo) e a conversa continuou durante alguns minutos, até nos apercebermos do mal-entendido.

Não era bolo de "grenouille" (rã), mas de "citrouille" (abóbora).

Ainda hoje me rio quando me lembro deste episódio e não podia deixar de o recordar ao confecionar este bolo.

Em vez das filhoses ou sonhos fritos, porque não usar a abóbora para apresentar este bolo na mesa de Natal?




Ingredientes:

500 g de abóbora
100 g de chocolate preto (sem lactose)
180 ml de azeite
4 ovos
210 g de açúcar
350 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal


Cozer a abóbora e reduzi-la a puré.

No almofariz, partir o chocolate em pedaços.

Bater os ovos com o azeite. Quando atingir a consistência de um creme, acrescentar o açúcar. Seguidamente, juntar o puré de abóbora e mexer bem. No final, juntar aos poucos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.

Com uma colher de pau, envolver delicadamente o chocolate.

Levar ao forno numa forma untada com azeite, durante 55 minutos a 190º.

7 comentários:

  1. Um bolo com ótimo aspeto e que deve ser delicioso.
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá! Vim espreitar o teu delicioso bolo e conhecer o teu blogue. Fiquei fã, do bolo e do blogue! Os nossos bolos tem um ponto em comum, além da abóbora e do cacau: ambos não tem lactose, aliás como quase todas as receitas lá do Aroma de Café, a lactose não está presente, principalmente depois que me tornei vegetariana e apercebi-me que tenho uma ligeira alergia à lactose.
    Parabéns pelo blogue e desejo-te um Ano Novo cheio de alegria, esperança e saúde.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reparei nas tuas receitas também por causa disso! Há muito mais pessoas com intolerância à lactose do que poderíamos pensar, até porque muitas delas têm graus de intolerância mais baixos e nem fazem ideia de que são intolerantes...

      Também gosto muito da cozinha vegetariana, tenho várias receitas!

      Obrigada pela visita! Um bom ano novo também para ti

      Eliminar
  3. eu não sou fanática pelos doces de natal, precisamente porque abusam nos fritos. vejo a mesa carregada de doces e fico logo sem fome. depois das prendas distribuídas aí já sou capaz de atacar um docinho... ;) gostei muito da tua sugestão (também gosto de quase todas, mesmo não sendo intolerante à lactose...) para um doce diferente na consoada. beijinho

    e não te esqueças de participar no passatempo de natal no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar
  4. A minha filha é intolerante a lactose, e por vezes é complicado encontrar produtos sem lactose nomeadamente o chocolate, raramente consigo encontrar. Onde consegue encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chocolate preto 70% cacau raramente tem lactose, e também algumas marcas de chocolate de culinária. O importante é ver os rótulos dos ingredientes! Veja aqui algumas dicas mais detalhadas para escolher os produtos:
      http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2012/11/dicas-para-ir-ao-supermercado-se-e.html

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...