quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Pasta de azeitonas

Uma entrada simples, que se pode preparar cinco minutos antes dos convidados chegarem ou com muita antecedência, ficando no frigorífico tapada por película aderente - e resulta sempre bem. Com um bom pão de sementes, esta pasta de azeitonas acompanha muito bem um Moscatel ou outro aperitivo, enquanto se espera pela refeição propriamente dita.




Ingredientes:

150 g de azeitonas verdes descaroçadas
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de oregãos secos
1 colher de chá de tomilho fresco
Pimenta


Lavar as azeitonas em várias águas para retirar o excesso de sal. Juntar todos os ingredientes num copo misturador e triturar com a varinha mágica até obter uma pasta. Retificar os temperos e servir.

Se se quiser fazer uma pasta com um sabor mais rico, por exemplo, para a mesa do Natal, pode juntar-se 50 g de anchovas e 30 g de alcaparras. Mas esta versão mais simples faz as delícias com um pão de mistura ou de sementes.


2 comentários:

  1. Um clássico na onda "simples mas impressiona muito!". Sou grande fã, se bem que a tua versão é mais sofisticada que a minha! Uma vez juntei grão de bico, ganha outra textura e também é interessante.

    Namaste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grão de bico e azeitonas nunca experimentei, mas também há-de aparecer aqui uma receita de hummous que costuma ser um sucesso! :-) Namaste!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...