segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Biscoitos de gengibre e mel de cana

Todos os anos em dezembro, as mulheres da minha família juntam-se em dia previamente marcado para a confeção das broas de mel de Natal. É um dia que passamos de manhã até à noite a fazer bolachas, que depois serão divididas em saquinhos e oferecidas aos familiares e aos amigos.

Várias pessoas à nossa volta esperam ansiosamente o Natal por causa destas broas que vêm com ele. E nós gostamos de as fazer porque é a forma de manter vivas as raízes madeirenses, porque esta é uma das receitas da minha avó. Já surgiu a ideia de fazermos as broas noutras alturas do ano, mas ao fim de um dia inteiro de trabalho, acabamos sempre por desistir da ideia... até ao próximo Natal.

A receita da minha avó é segredo de família, mas o mel de cana encontra-se em várias outras receitas. Ao ver estas tão originais no blogue Ananás e Hortelã, não pude deixar de adaptar e experimentar a receita.




Ingredientes:

115 g de açúcar mascavado escuro
100 ml de óleo de amendoim
1 ovo
1/4 de chávena de mel de cana
120 g de farinha de espelta
130 g de quinoa
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de gengibre


Moer a quinoa no moinho de café.

Bater o ovo com o óleo. Juntar o açúcar. Mexer bem, após o que se adicionam a farinha, a quinoa moída, o gengibre e o bicarbonato. No final, juntar o mel de cana.

Em tabuleiros forrados com papel vegetal, dispor bolinhas de massa com bastante espaço entre elas. Levar ao forno a 180º durante 15 minutos.




Ponta do Sol - Ilha da Madeira

1 comentário:

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...