segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bolo de maçã com Porto e canela

O vinho do Porto é uma presença obrigatória na mesa do Natal português! Um dos nossos produtos mais reconhecidos lá fora, vai desde os vinhos mais básicos, que servem para cozinhar, até aos vintages e LBV's mais elaborados, com um gosto requintado.

Lembro-me particularmente bem de um Grahams Vintage 2007, que foi bebido até ao fim num jantar com amigos. Supostamente, deveria ter sido guardado, porque era um Porto que iria evoluir magnificamente na garrafa e porque entretanto o preço disparou, porque se fartou de arrecadar prémios. Mas não nos arrependemos, porque este vinho era veludo na boca, um dos melhores que alguma vez provei.

Mas não é com este vinho que se faz esta receita. Pode ser um Porto mais comum, o que interessa é o sabor que ele deixa na maçã.






Ingredientes:

2 maçãs vermelhas
2 colheres de chá de açúcar amarelo
1/2 cálice de vinho do Porto
1 colher de chá de canela

180 ml de óleo de girassol
225 g de farinha de trigo integral
200 g de açúcar amarelo
4 ovos
1/2 colher de chá de fermento


Descascar as maçãs e cortá-las em fatias. Juntar-lhes o açúcar, a canela e o vinho do Porto e deixar marinar.

Bater o açúcar com o óleo. Seguidamente, juntar um ovo de cada vez, batendo bem em cada adição. Finalmente, juntar aos poucos a farinha, sem nunca deixar de mexer.

Pode usar-se uma forma de bolo inglês ou uma forma redonda, de preferência de silicone, porque dispensa a gordura extra. Se não for esse o caso, untar com óleo de girassol. Verter a massa e introduzir as fatias de maçã no topo do bolo, com a zona que fica junto à casca virada para cima. Regar com o líquido que ficou.

Levar ao forno a 180º durante 45 minutos. Pode ficar um pouco mal cozido por cima ou junto à maçã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...