domingo, 2 de fevereiro de 2014

Baclava de noz e cenoura com pêras em calda aromatizada

A baclava é uma sobremesa típica da Turquia, Grécia e Líbano, que usa a massa filo para fazer uma espécie de folhado ou mil folhas, com recheio de frutos secos. Tradicionalmente, é pincelada com muita manteiga derretida e regada com calda de açúcar bem doce, ficando uma sobremesa rica e muito intensa, que se come em pedacinhos bem pequenos por ser facilmente enjoativa.

A minha versão é bastante diferente, porque junta a cenoura aos frutos secos, substitui a manteiga por uma pequena quantidade de óleo de amendoim, bastante mais neutro em termos de sabor, e usa uma calda de pêra, de acordo com uma receita d'O Ingrediente Secreto, de Henrique Sá Pessoa. Por outro lado, em vez de usar a massa filo em camadas, como só tinha quatro folhas, optei por enrolá-la em forma de caracol, que também resulta bastante bem.





Ingredientes:


Pêras em calda

6 pêras-rocha
200 g de açúcar amarelo
1 noz de gengibre (cerca de 12 g)
1 pau de canela
4 cravinhos
3 vagens de cardamomo verde
1 folha de louro


Baclava

4 folhas de massa filo
250 g de miolo de noz
1 cenoura média (cerca de 150 g)
60 ml de óleo de amendoim



As pêras devem cozer-se no dia anterior e deixar no frigorífico durante a noite, em frasco de vidro fechado, para apurar os sabores.

Começar por juntar o açúcar e um litro de água numa panela. Adicionar o gengibre com casca cortado às fatias, a folha de louro, os cravinhos, o pau de canela e as vagens de cardamomo abertas.

Levar ao lume e deixar ferver durante 10 minutos.

Entretanto, descascar as pêras e retirar as sementes. Cortar em quartos. Quando a calda tiver fervido o tempo necessário, adicionar as pêras e esperar até voltar a levantar fervura. A partir daí, deixar cozinhar cerca de 12 minutos.

Retirar as pêras e colocar num frasco de vidro. Deixar ferver a calda mais algum tempo, reduzindo até espessar ligeiramente.

Coar e colocar a calda no frasco. Fechar e levar ao frigorífico de um dia para o outro.

No próprio dia, moer as nozes e ralar a cenoura. Juntar três colheres da calda das pêras e misturar bem.

Juntar as folhas de massa filo duas a duas, sobrepondo-as de modo a formar um retângulo grande. Pincelar bem com o óleo.

Colocar o recheio em forma de "salsicha", fechar as extremidades e enrolar a massa filo sobre o recheio, obtendo um rolo (como se estivéssemos a enrolar sushi). Pegar numa das extremidades e enrolar o tubo sobre si mesmo em forma de caracol. Deve trabalhar-se rápido para a massa não secar.

Pincelar com óleo e levar ao forno a 200º durante 30 minutos.

Cortar em pedaços, colocar no prato ainda quente e verter a calda sobre a baclava. Ao lado, dispor três quartos de pêra cozida.


4 comentários:

  1. Adorei esta sugestão :) A baclava ficou super apetitosa e com as pêras em calda aromatizadas a acompanhar deve ficar uma tentação :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  2. A baclava por se um doce cheio de frutos secos, que eu adoro, tornou-se uma sobremesa que ando com imensa vontade de experimentar, e esta versão enrolada até parece mais simples. Deve ser uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro baklava! Já fiz quatro vezes :) É mesmo uma delícia, tem um monte de sabores que adoro; costumo fazer com mel, nozes, canela... É mesmo boa, das minhas sobremesas preferidas :)
    E é realmente muito forte em termos de sabor, parece uma explosão de sabores... Mas é muito boa :)
    Essa versão mais leve deve ser melhor em termos de "enjoatividade" :) Parece muito boa (nunca vi baklava enrolada assim!)

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso da tua versão mais leve, ando para fazer baklava há imenso tempo mas ainda não calhou, quando fizer vou seguir a tua sugestão!

    **

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...