sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Salada quente de batata doce, bróculos e maçã

Esta é a minha primeira adaptação de uma receita de The Kinfolk Table (que também tem um site lindo que podem ver aqui).

Para quem segue a página de Facebook, já sabe que ganhei este livro no giveaway d'O Essencial é Invisível aos Olhos e do Atelier 51, e que o dito andou perdido pelas voltas do correio durante um mês! Só graças à persistência da Raquel do Atelier 51 (e à compaixão de uma simpática senhora da distribuição dos Correios) é que chegou às minhas mãos.

Mas quando chegou... fiquei embevecida! O design gráfico é simples e bonito, as fotos são magníficas, os textos expressivos e cheios de afeto. Li tudo de fio a pavio, olhei atentamente todas as fotografias, analisei todas as receitas. E escolhi uma - esta salada, que tanto pode ser acompanhamento como prato principal - para receber um amigo vindo de fora, de passagem curta por Lisboa, que a meio da semana veio jantar cá a casa.

Nenhuma outra oportunidade seria melhor para começar a fazer receitas do The Kinfolk Table. Até porque este livro é precisamente sobre o gosto em receber os amigos em casa, cozinhar para eles coisas simples e deliciosas, conversar e partilhar o nosso espaço, a nossa mesa, a nossa comida e, obviamente, o nosso afeto.

Cada capítulo é sobre uma pessoa ou um casal que tem o hábito de receber e cozinhar para os amigos e que partilha as suas receitas com o autor do livro, Nathan Williams. Aquilo que cá em Portugal é ainda, e felizmente, muito comum, noutros países é já uma raridade. Mas hoje em dia há todo um movimento para recuperar tradições ligadas com a cozinha caseira e com o ato de receber sem grande cerimónia, sem ser preciso tirar o faqueiro especial, a toalha bordada ou o serviço de luxo, com familiaridade, como se os amigos fossem "da casa", mas sempre com muito sabor.




Ingredientes:

2 batatas doces
2 cabeças de bróculos
1 maçã
30 g de miolo de noz
30 g de castanha do Pará
20 g de sementes de girassol
1 colher de sopa de mel
1/2 colher de chá de canela
1 cebola pequena
Azeite
Sal
Pimenta

Molho

1 1/2 colheres de sopa de azeite
Sumo de meio limão
1 dente de alho picado finamente
1/2 colher de sopa de mel
Sal
Pimenta


Juntar todos os ingredientes para o molho, misturar bem e deixar repousar no frigorífico, tapado com película aderente.

Juntar a batata doce descascada e cortada em fatias com duas colheres de sopa de azeite, o mel e a canela num tabuleiro de ir ao forno. Temperar com sal e pimenta.

Cobrir com papel de alumínio e levar ao forno a 220º durante 40 minutos.

Cozer os bróculos a vapor.

Aquecer uma frigideira anti-aderente e tostar as sementes inteiras e os frutos secos partidos em pedaços. Mexer sempre para não queimarem.

Quando estiverem douradinhos, retirar e reservar. À frigideira, adicionar um fio de azeite e refogar a cebola picada.

Juntar os bróculos, as sementes, os frutos secos, a cebola e a maçã, descascada e cortada em meias luas. Adicionar a batata doce.

Verter o molho por cima, envolver bem e servir imediatamente.





"The Kinfolk Table is about good food, but it's just as much about opening up the table to the people around you. It's about choosing the real over the virtual, finding and creating beauty and meaning in everyday life, and showing up at life's feast with an open heart and a generous spirit."


7 comentários:

  1. A descrição e a imagem, levam-me a imaginar uma delicia de prato.
    Beijinho
    PAULA

    ResponderEliminar
  2. O livro é lindo, espreitei-o em Londres e em breve estará na estante de casa :)
    E essa salada quente é muito boa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Bem, se esta é a primeira receita adaptada do livro que venham mais!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Essa refeição parece-me bem deliciosa!
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  5. Que bela salada! cheia de sabor :)

    ResponderEliminar
  6. Estas saladas quentes são uma delícia nestes dias frios, e essa lista de ingredientes parece feita para mim.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Também aprecio muito comida tradicional... Acho que às vezes aquelas receitas que passam de família em família são deliciosas e é um costume muito engraçado :)
    A salada parece deliciosa, nunca ouvi falar de saladas quentes! E nunca experimentei batata doce... Desde que criei o blog que podia manter um arquivo de coisas que tenho de experimentar; batata doce, mel em comida, gengibre, funcho, legumes no forno,... E já experimentei fazer lemon curd, de tanto ver! (não me arrependo, já estou a imaginar um monte de coisas em que o vou usar...)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...