Como se vê pelo título deste post, estamos a falar de cozinha árabe, mais exatamente marroquina. Para quem segue o Cozinhar sem Lactose há mais tempo, já viu aqui e ali uns posts de cozinha marroquina. A minha bíblia neste campo é The food of Morocco, de Tess Mallos (editora Murdoch Books), um livro que me foi oferecido num Natal e que recomendo vivamente.
Neste livro, tendo como sub-título altamente sugestivo A journey for food lovers, mostram-se receitas de comida de rua, caseira, festiva, sobremesas, tajines, pastelaria, e também alguns básicos deste tipo de cozinha - a receita da harissa, da mistura de especiarias ras el hanout, e também destes limões em conserva, muito utilizados em tajines de frango e pratos de peixe.
É tão fácil de fazer e acrescenta um sabor tão particular aos pratos, que quem gosta, como eu, de cozinha marroquina, vai apreciar esta sugestão. Só é preciso tempo e paciência, porque para poderem ser utilizados, os limões têm que ficar 4 semanas em pousio.
É importante que os limões sejam biológicos, porque os que não o são são normalmente submetidos a um tratamento de "cera", que inviabiliza o processo de conserva. Se não quiserem ir comprar os limões a supermercados biológicos, basta pedir a algum amigo ou vizinho que tenha um limoeiro no quintal. Foi o que eu fiz!
Ingredientes:
8 limões biológicos
Sal marinho grosso
2 folhas de louro
12 grãos de pimenta preta
Água
2 frascos herméticos
Cortar seis limões como se fosse em quartos, mas não chegando a cortar até à base (como se vê na foto em baixo).
Encher o interior com sal marinho grosso. É necessário que seja sal de qualidade, para um bom resultado (evitar o sal refinado).
Acomodar os limões dentro dos frascos, apertando-os bem e tentando deixar o mínimo de espaço vazio. Juntar uma folha de louro e seis grãos de pimenta preta a cada frasco.
Espremer os restantes limões e verter o sumo de um limão em cada frasco. Preencher o resto do espaço com água fervida.
Fechar os frascos e deixá-los em sítio escuro e fresco durante quatro semanas.
Durante a primeira semana, abaná-los delicadamente todos os dias, para dissolver o sal.
Ao fim de quatro semanas, estão prontos a usar. Para isso, abre-se o frasco, retira-se um ou dois quartos de limão (consoante o que é pedido na receita), descarta-se a polpa e lava-se a casca - é esta parte que será usada na receita.
O frasco aberto deve ser conservado no frigorífico e dura mais de 6 meses.
Ver aqui no blogue receitas que utilizam este ingrediente.
Fiquei muito curiosa, é uma receita muito interessante :D
ResponderEliminarHoje para o almoço vou fazer o teu pratinho, mal posso esperar! :D
Beijinhos e tem um bom dia! :D
Também ando para fazer há montes de tempo, pois ficam uma delícia em tagines.
ResponderEliminarBeijinhos grandes,
Lia.
Adorei a sugestão.
ResponderEliminarBjs
Ando mortinha por experimentar isto! Ainda nao vai ser desta, mas em breve... Assim que arranjar limões novamente :-)
ResponderEliminar