quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pão de mistura - trigo, arroz, centeio

Mais uma receita de pão que mistura vários tipos de farinha. O centeio dá uma maior densidade a este pão, enquanto que o arroz acrescenta um fator crocante à côdea.

Como sempre, esta receia pode fazer-se com a batedeira profissional, na máquina do pão, no robot de cozinha ou amassando manualmente.





Ingredientes:

75 g de farinha de centeio
85 g de farinha de arroz
40 g de flocos de aveia
300 g de farinha de trigo integral
1 colher de mel
2 saquetas de fermento para pão (cerca de 10 g)
1 colher de chá de sal
300 ml de água tépida


Juntar o fermento, o mel e a água. Deixar repousar tapado com um pano durante 10 minutos, até se formar uma espuma à superfície.

Juntar as farinhas de arroz, centeio e trigo, o sal e 30 g de flocos de aveia. Abrir uma cova no meio e verter o líquido anterior. Cobrir com a farinha que fica nas margens e deixar repousar tapado com um pano durante 15 minutos.

Bater com a vareta de amassar em velocidade 2 durante 6 minutos até se formar uma bola. Passá-la para um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Por cima, salpicar com os restantes flocos de aveia. Deixar levedar tapado com um pano húmido durante duas horas.

Levar ao forno a 210 º durante 30 minutos, findos os quais se baixa a temperatura para 150 º durante mais 15 minutos. Desligar o forno e deixar o pão a acabar de cozer durante mais 10 minutos.

Retirar do calor e deixar arrefecer antes de fatiar.

2 comentários:

  1. Olá:)

    Cheguei aqui através do blog Chez Sónia e como sofro de intolerância à lactose vim conhecer o teu cantinho.
    Fiquei encantada porque tens receitas deliciosas e aptas a quem tem este problema. Já fiquei seguidora:)
    Gosto muito das natas e iogurte de soja mas do leite não consigo gostar. Já experimentei várias marcas mas nenhuma me satisfaz, felizmente já existe no mercado leite sem lactose e é o que consumo.

    Até breve!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te bem, o leite de soja tem um sabor muito particular. Mas podes sempre usá-lo para cozinhar, ou então usar o leite sem lactose como substituto do leite de soja. Obrigada por me seguires, fico contente de chegar a mais gente com o mesmo problema. Somos muito mais do que se pensa! :-)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...