quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Folhados de farinheira com tomate

Estes folhados de farinheira surgiram pela primeira vez num lanche de inauguração da casa nova. E uma das amigas presentes ficou completamente vidrada neles.

Desde aí, os folhados de farinheira têm obrigatoriamente que marcar presença em jantares onde ela esteja - não se pode defraudar as expetativas das nossas "cobaias"! Fazem o favor de correr riscos enormes ao experimentar cada nova criação culinária, portanto têm direito a uns mimos de quando em vez.




Ingredientes:

1 farinheira
1 cebola
15 tomates secos
2 tomates frescos
270 g de massa folhada (sem lactose)
Azeite
Pimenta


Colocar os tomates secos numa tigela e cobri-los com água a ferver. Deixar repousar durante cinco minutos, retirá-los da água e picá-los em pedaços pequenos.

Picar a cebola muito fina. Refogar num pouco de azeite (o mínimo possível, já que a farinheira tem em si uma grande quantidade de gordura). Quando estiver já ligeiramente tostada, juntar a farinheira sem pele, aos pedaços, e os tomates secos picados.

Com a colher de pau, ir esmagando a farinheira, à medida que se envolve os outros ingredientes. Temperar com pimenta. Quando estiverem bem misturados, espalhar a pasta por toda a superfície da frigideira e deixar alguns minutos, até começar a formar uma crosta leve. Virar e repetir o mesmo do outro lado. Retirar do lume.

Cortar o tomate fresco em rodelas finas.

Estender a massa folhada com um rolo em superfície enfarinhada e cortar 12 quadrados. Distribuir a pasta de farinheira pelos quadrados e por cima colocar uma rodela de tomate.

Fechar com cuidado, formando umas trouxinhas, tendo atenção para não abrir buracos na massa. Pincelar com azeite e levar ao forno a 220º durante 25 minutos.

Servir morno ou frio.

Também publiquei esta receita no Sapo Sabores.

7 comentários:

  1. Gostei muito desta sugestão!
    Bj e votos de FELIZ ANO NOVO
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto!!
    Gostei muito da sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito saborosos! Têm sido um sucesso de cada vez que os faço! Obrigada pela visita. :-)

      Eliminar
  3. ola, onde existe (ou qual a marca) da massa folhada sem lactose? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! Eu não faço publicidade a marcas, portanto peço desculpa por não lhe dizer uma marca concreta. Mas pode ver aqui as minhas regras para a compra de produtos deste tipo:

      http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2012/11/dicas-para-ir-ao-supermercado-se-e.html

      Basicamente, é preciso ler os rótulos e procurar as marcas que contém apenas "vestígios de leite".

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...