sábado, 26 de janeiro de 2013

Creme de abóbora com alecrim

Durante muitos anos, vivi sem panela de pressão. Para mim, estava associada na minha memória gustativa a uma horrorosa jardineira de vaca que o meu pai fazia, que sempre ficava seca e desinteressante. Era uma chatice, porque ele punha-se a fazer outras coisas e esquecia-se da jardineira ao lume, que acabava invariavelmente por queimar.

Seria uma resistência qualquer à jardineira? A verdade é que fazia outros pratos fantásticos, mas este...

Mas há um par de anos, uma panela de pressão veio parar à minha cozinha e progressivamente ultrapassei a minha desconfiança. Para a sopa é ótima - é mais rápido, não se perde água com a evaporação e portanto não se perdem nutrientes.



Ingredientes:

1 kg de abóbora
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
1 nabo
1/2 alho francês (só a parte branca)
Alecrim
Sal


Juntar todos os legumes numa panela com água suficiente para os cobrir (se usar a panela de pressão, colocar menos quantidade). Cozer bem, triturar com a varinha mágica até obter um creme e deixar apurar em lume brando durante 20 minutos.

Retirar do lume, temperar de sal e acrescentar uma pitada de alecrim. No momento de servir, polvilhar com sementes de girassol.

7 comentários:

  1. Cá em casa só serve para cozer o polvo...
    Mas chegam-me à lembrança as feijoadas da minha mãe....

    ResponderEliminar
  2. Por acaso uma panela de pressão fazia mesmo jeito cá em casa! Essa sopa tem um óptimo aspecto! :D

    Beijinhos e bom resto de fim-de-semana! :D

    Não te esqueças de participar no meu desafio:

    http://omeubemestar.blogspot.com/2013/01/as-melhores-bolachas-com-pepitas-de.html

    ResponderEliminar
  3. Um gosto ter conhecido seu blogue. Já me registei. Virei sempre
    que possa, pois adoro ler receitas e depois tentar executar.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...