Com inspiração turca, estas folhas de couve recheadas com soja granulada e arroz integral são perfeitas para levar na marmita. Podem comer-se frias, pelo que fazem um excelente almoço para o verão, naqueles dias de muito calor em que a última coisa que queremos é aquecer o que quer que seja. Com um sabor bem vibrante, esta receita base permite várias adaptações - por exemplo, substituir a soja por carne picada, usar folhas de videira marinadas em vez de couve ou acrescentar passas e/ou pinhões ao recheio.
Ingredientes:
1 couve lombarda
180 g arroz integral
75 g soja granulada
1 cebola
400 ml vinho tinto
1 1/2 colher de chá de menta seca
5 colheres de sopa de salsa picada
1 malagueta
Sumo de 1 limão
Azeite
Sal
Pimenta
Separar as folhas da couve cuidadosamente, sem as partir, e lavar bem.
Cozer o arroz em água e sal.
Juntar o vinho, 600 ml de água, uma colher de chá de menta seca e uma pitada de pimenta preta. Demolhar a soja nesta mistura durante 20 minutos.
Picar a cebola e refogar no azeite, juntamente com a malagueta partida ao meio. Escorrer a soja, retirando o excesso de líquido e juntar à cebola. Refogar em lume brando durante 10 minutos.
Retirar do lume. Temperar com sal, pimenta, o resto da menta seca e a salsa picada. Envolver o arroz cozido nesta mistura e reservar.
Colocar uma panela de água a ferver e escaldar as folhas de couve, para amolecerem.
Colocar uma folha de couve na palma da mão, colocar uma porção de recheio e fazer um embrulho. Repetir para cada folha e ir colocando os embrulhos numa frigideira, apertando-os bem uns contra os outros para não abrirem.
Regar com sumo de limão e um fio de azeite. Salpicar com um pouco de sal e acrescentar água até cobrir os embrulhos. Tapar com um prato com a "barriga" virada para baixo, para evitar que os embrulhos bóiem na água e se abram.
Ferver em lume médio-baixo durante 40 minutos. Escorrer a água e servir com uma salada mista.
Pode comer-se quente ou frio.
Estas hojas de col rellenas tienen que estar exquisitas. Aunque este relleno es rico y saludable, nos inclinamos por el de carne...
ResponderEliminarUn abrazo.
Adorei estas folhas de couve!! Deliciosas mesmo frias e versáteis no recheio :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Já uma vez uma coisa parecia, com um recheio de legumes :)
ResponderEliminarEste parece-me óptimo!
Tem um aspeto delicioso! Gostei muito :)
ResponderEliminarNham nham que aspecto tão bom...também comia!!! Uma boa sugestão.
ResponderEliminarBeijinhos;
Não sou a maior fã de soja granulada, raramente uso, mas essa marinada parece-me boa, vou ter de experimentar! (Se visses o tamanho da lista de receitas tuas que tenho para fazer...xii!!) :P
ResponderEliminar**