Há muito tempo que não fazia uma lasanha. Raramente faço lasanha de carne, tendo sempre para a lasanha vegetariana. Impossível de comer em restaurantes para quem é intolerante à lactose, é um daqueles pratos que têm que ser feitos em casa se queremos deles desfrutar.
Ir a restaurantes pode ser uma prova difícil quando uma pessoa descobre que é intolerante à lactose. A lactose está por todo o lado, nos produtos mais insuspeitos. Os restaurantes mais seguros deste ponto de vista são os de cozinha asiática - os chineses e os japoneses não usam laticínios, bem como os tailandeses e os vietnamitas - e os restaurantes vegan, pelas razões óbvias.
De resto, não é fácil - o mais complicado são as pizzarias, com pizzas e pratos de massas repletos de queijo, natas e béchamel. Alguns restaurantes italianos de maior qualidade apresentam alternativas interessantes - o esparguete com alho e azeite ou pratos de carne e peixe saborosos. Mas de um modo geral, a pasta está interdita. A não ser que seja feita em casa, claro!
Ingredientes:
250 g de placas de lasanha (fresca ou comprada)
430 g de cogumelos brancos
1/2 alho francês (a parte branca)
3 dentes de alho
160 g de pimento vermelho
1 cenoura
2 tomates
3 colheres de sopa de polpa de tomate
Um molho pequeno de salsa
Sal
Pimenta
Azeite
Molho:
700 ml de leite de soja
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa mal medidas de farinha de trigo integral
Sal
Pimenta
Noz moscada
Picar finamente os alhos e o alho francês. Levar a refogar em azeite.
Picar os cogumelos em cubinhos pequenos e o pimento e o tomate em cubos maiores. Ralar a cenoura.
Quando o alho francês tiver murchado, acrescentar o pimento e a cenoura, reduzir para lume brando e deixar cozer durante 20 minutos.
Juntar então os cogumelos com os cubos de tomate, acrescentar a polpa de tomate e envolver bem. Deixar cozinhar em lume brando mais 15 minutos.
Retirar do lume, temperar de sal e pimenta e juntar a salsa picada.
Entretanto, levar um tacho com fundo anti-aderente ao lume. Aquecer o azeite para o molho e acrescentar a farinha, mexendo bem. Assim que começar a dourar, juntar o leite de soja e deixar cozer em lume brando, mexendo de vez em quando. O molho vai engrossar ligeiramente, mas vai ficar com uma consistência mais líquida do que o molho béchamel normal.
Untar um tabuleiro de ir ao forno com azeite. Colocar uma camada de placas de lasanha (não deve ocupar todo o fundo do tabuleiro, para ter espaço para crescer) e cobrir com o molho (cerca de 5 a 6 colheres de sopa). Por cima, dispor uma parte dos legumes. Voltar a cobrir com placas de lasanha, cobrir de molho e em seguida os vegetais. Repetir o procedimento até terminar os ingredientes, acabando com uma camada de lasanha. Regar generosamente com o resto do molho. A massa deve ficar bem coberta, para não secar.
Para quem gostar, pode salpicar-se com queijo de soja ralado. Embora não faça um gratinado como o queijo normal, dá um toque tostado e crocante.
Levar ao forno a 180º tapado com um papel de alumínio durante 30 minutos. Retirar o papel de alumínio e deixar cozinhar mais 30 minutos, ou até dourar a superfície.
Adorei esta tua sugestão, sou fã de lasanha e de cogumelos
ResponderEliminarAdoro lasanhas e esta com cogumelos está excelente :))
ResponderEliminarDe facto, não é fácil para quem tem restrições alimentares... Claro que em casa há sempre alternativas e esta tua lasanha é bem prova disso... deliciosa!
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou um pratinho delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Cá em casa esta é a altura das lasanhas :) especialmente de beringela!
ResponderEliminarcogumelos parece-me muito bem também :) adoro! beijinhos*
Tem um aspeto ótimo.
ResponderEliminarBjs
Só quem é intolerante à lactose é que sabe realmente essas dificuldades!
ResponderEliminarÉ realmente muito chato que não haja grandes alternativas!
Esta lasanha ficou uma tentação! Está com um aspecto maravilhoso :)
Um beijinho
Ola amiga,
ResponderEliminarUma sugestão maravilhosa e super apetitosa.
Sim, deve ser uma chatice essa dos restaurantes, pois estás sempre condicionada...
Beijinhos e boa semana,
Lia.
Pois restrições alimentares, são tramadas, mas acabamos por aprender truques para dar a volta à coisa.
ResponderEliminarA lasanha ficou linda, de cogumelos nunca teria imaginado :)
Beijos
Esta lasanha está uma delicia, adoro lasanha esta só de legumes ficou com um aspeto muito apetitoso, tneho de experimentar fazer so de legumes, ja provei num restaurante e adorei:)
ResponderEliminarA tua deu me uma vontade:)
beijinho doce
Vanessa
Tão bom, adoro lasanhas e por acaso já não faço assim com legumes há algum tempo, tem sido sempre com tofu. Esta está mesmo com aspecto delicioso :)
ResponderEliminarBeijinho