sábado, 31 de agosto de 2013

Tarte rústica de tomate e manjericão

Vi esta receita no Saving Room for Dessert e resolvi adaptar. Ficou uma tarte fabulosa, como uma galette salgada, ótima como entrada, como prato principal numa refeição leve, num lanche ajantarado ou para levar na marmita. A massa vegan, feita com milho triturado, foi uma descoberta fantástica.




Ingredientes:

Massa:

2 maçarocas de milho (cerca de 275 g de grãos de milho)
3 1/2 colheres de sopa de nata de soja
Sumo de meio limão
250 g de farinha de trigo integral
45 g de farinha de milho
5 g de sal (1/2 colher de chá)
75 ml de óleo de milho

Recheio:

900 g de tomate chucha bem maduro
45 g de manjericão fresco
250 g de tofu
2 colheres de sopa rasas de amido de milho
Azeite
Sal
Pimenta


Tirar as folhas da maçaroca e, com uma faca, retirar os grãos. Colocá-los no liquidificador, juntamente com o sumo de limão e a nata de soja. Triturar até obter um creme.

Noutro recipiente, juntar a farinha de trigo, a farinha de milho e o sal. Misturar bem e abrir uma cova no meio. Nessa cova, verter o creme de milho e o óleo.

Com uma colher de pau, envolver os líquidos na farinha. Quando estiver envolvido, amassar com as mãos durante alguns minutos. Enrolar a bola de massa em película aderente e levar ao frio durante 30 minutos.

Entretanto, cortar o tomate em rodelas. Dispor duas toalhas lavadas uma por cima da outra, e por cima espalhar as rodelas de tomate, sem as sobrepor. Salpicar com meia colher de chá de sal grosso e deixar repousar 20 minutos. Após este tempo, secar bem as rodelas de tomate com papel absorvente.

Retirar a massa do frio. Dispor duas folhas de película aderente sobrepostas na bancada. Colocar a massa no centro e dispor duas folhas de película aderente sobrepostas por cima. Tender com o rolo da massa até obter uma circunferência. Com a ajuda da película, colocar a massa num tabuleiro de ir ao forno, que se coloca no congelador durante 10 minutos.

Forrar um outro tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e salpicar com uma colher de sopa de farinha de milho. Retirar a película aderente de cima e, com a ajuda da de baixo, virar a massa sobre a farinha de milho. Retirar a segunda camada de película aderente.

Juntar o manjericão picado com o tofu cortado aos cubinhos pequenos. Temperar com sal e pimenta.

Colocar esta mistura no centro da massa. Por cima, salpicar com uma colher de amido de milho.

Em redor, dispor rodelas de tomate, deixando uns 15 cms de distância das bordas da massa. Dispor as restantes rodelas por cima do tofu e salpicar com o restante amido de milho e cobrir com um fio de azeite.

Fechar as bordas da massa por cima do tomate. Levar ao forno a 210º durante 35 minutos. Deixar repousar durante 10 minutos. Salpicar com o restante manjericão e servir.



E vista de cima

4 comentários:

  1. Bem original e tentador esta tarte!
    Tem tudo para ser óptima :)

    ResponderEliminar
  2. Que ar taaaao bom, gosto tanto tanto de tomate e mangericão, é uma tarte mesmo ao meu gosto :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto magnífico e que delícia que deve ser amiga!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Hunnnn ficou com um aspeto tão bom, tenho de experimentar

    Beijokas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...